Criar gêmeos é uma alegria e um desafio, embrulhado em dois pacotes de doces. Há muitas falhas que cometemos como pais e, quando somos pais de gêmeos, as armadilhas são muitas. Aqui estão algumas ideias sobre como evitar esses desafios quando você tem um par de gêmeos sob seu teto.
Dê a eles elogios específicos
Evite a tentação de usar seus elogios favoritos indefinidamente. Todos os pais têm e usam isso. Evite “ótimo trabalho” como um elogio diário e, em vez disso, indique traços de caráter específicos ao encorajar cada um de seus gêmeos. Experimente, "Anna, adoro como você é tão corajosa quando se depara com um desafio" ou "William, estou tão satisfeito com o quão generoso você é com seus amigos ... você me inspira nesta área", em vez do desgaste - elimine os clichês que não dizem muito ao seu filho e que os fazem parecer genéricos.
Dispensar tudo que combina
Embora seja divertido vestir suas bonequinhas humanas quando elas são pequenas, pare com esse hábito antes que seus filhos tenham idade suficiente para ficarem irritados com ele. Não deixe seus adolescentes se sentirem obrigados a se vestir com roupas idênticas para fotos de família ou shows na escola. Deixe que cada criança mostre sua individualidade de todas as maneiras, inclusive como se vestem. Da mesma forma, não compre para seus filhos os mesmos presentes. Não há nada mais ofensivo do que receber um presente que seu irmão queria. Deixe seus filhos viverem como dois seres distintos, com gostos e estilos pessoais próprios.
Não compare
Comparar pode resultar em dois extremos ... crianças tentando ser completamente diferentes umas das outras, ou crianças tentando ser completamente iguais. Quando você compara seus gêmeos, está essencialmente dizendo que eles deveriam ser mais parecidos. Nada poderia estar mais longe da verdade. Se você deseja cultivar a originalidade entre seus gêmeos, pare de compará-los. Reconheça que cada um é um ser humano individual com seus próprios objetivos, e então lembre-se de que isso é muito saudável.
Referem-se a eles como indivíduos e não um par
Não chame seus filhos de “os gêmeos”. Por mais que você ache que está economizando tempo ao fazer isso, ou simplesmente usando o termo por causa do hábito, pode ser muito irritante para uma criança ouvir alguém se referir a ela como um dos "gêmeos" como se ela não tivesse identidade pessoal própria. Uma boa regra prática é referir-se a eles da mesma forma que faria com dois de seus filhos. Isso pode ser qualquer coisa, desde chamá-los de “meus filhos” até a melhor maneira, que é usando seus nomes.
Não presuma que eles serão os melhores amigos
Claro que seus gêmeos vão compartilhar um vínculo especial um com o outro. É um fato bem conhecido que os gêmeos têm algo especial entre eles, e isso nunca vai mudar. Mas não tome sua amizade como garantida. Deixe-os espaço para cultivar outras amizades e ampliar seu mundo. Seus gêmeos enriquecerão suas vidas por meio desses outros relacionamentos e também se apreciarão mais quando puderem passar um tempo separados com outras pessoas.
Ser pais de gêmeos não é uma tarefa fácil; no entanto, é um grande privilégio ser responsável por eles. Crie seu filho para apreciar a si mesmo e a seu irmão gêmeo, e você verá o fruto de seu incentivo à medida que eles crescerem. Você se sentirá cheio de alegria ao testemunhar seus gêmeos se transformando em dois indivíduos interligados, mas completos e saudáveis.
