Costuma-se dizer que ser um filho do meio é difícil. Existem estereótipos do filho do meio esquecido e piadas sobre eles não receberem atenção. Ser o filho do meio não precisa ser uma experiência negativa, porém, e há muito que você pode fazer para diminuir as partes difíceis e acentuar as positivas. Quando você é proativo com relação a isso, naturalmente encoraja o respeito de seu filho do meio por seus irmãos. Aqui estão algumas ideias para você começar nesta importante tarefa.
Aponte os pontos fortes de seus outros filhos
É difícil para qualquer irmão ver sempre os pontos fortes de seus irmãos e irmãs. A imaturidade simples e as travessuras típicas da infância significam muitas brigas e rivalidades. Como pai, depende de você fazer o melhor para suavizar as arestas do relacionamento de seus filhos, especialmente quando são pequenos.
Reserve um tempo para conversar com seu filho do meio sobre os pontos fortes de seus irmãos e para incentivá-los a reconhecer esses pontos fortes. Lembre-os sempre que necessário, sem se tornar irritante com isso. Quando você elogiar qualquer um de seus outros filhos, permita que seu filho do meio esteja lá para testemunhar. Construa sua casa em torno de uma atmosfera de encorajamento e admiração mútua, o que tornará mais fácil para seus filhos darem amor a todas as outras pessoas.
Incentive Seus Outros Filhos a Devolverem Respeito
Depois de fazer o que pode para apontar as boas qualidades nos irmãos e encorajar o respeito, certifique-se de encorajar o respeito nos dois sentidos. Deixe seus filhos mais velhos e mais novos saberem das coisas que você admira em seu filho do meio. Saliente suas boas qualidades - seja a disposição para ajudar os outros ou um grande entusiasmo pela vida. Esse respeito retribuído reforçará o incentivo positivo que você está dando ao seu filho do meio, porque quando o respeito é correspondido, ele cresce ainda mais.
Certifique-se de passar tempo de qualidade com seu filho do meio
Um dos maiores erros que você pode cometer com seu filho do meio é deixar de dar a ele tempo de qualidade. É fácil para seu filho se sentir perdido quando está espremido entre irmãos.
A criança mais velha costuma ser mais responsável e tem mais privilégios, e a mais nova costuma ser a cara da festa e considerada fofa o suficiente para se safar de praticamente qualquer coisa. Dê ao seu filho do meio bastante tempo e a garantia de que ele é especial para você. Isso diminuirá a competição entre os irmãos e permitirá que um relacionamento positivo continue a se desenvolver. Quando seu filho do meio entender realmente que não precisa competir com os irmãos por sua atenção, haverá muito mais respeito e consideração entre eles.
Ser pai de vários filhos é uma bênção e um desafio. A raiva pode irromper no grupo quando você menos espera e pode ser explosiva às vezes. Ao desenvolver o respeito mútuo entre seus filhos, as coisas correrão mais suavemente em sua casa. Use sua posição especial como pai para encorajar seu filho do meio a ver os pontos fortes em seus irmãos que irão ajudá-los a se tornarem mais próximos.
