Em uma família com mais de um filho, é raro ter até mesmo dois filhos com personalidades semelhantes. Porque cada um de nós é um ser único, existe uma ampla gama de temperamentos, mesmo dentro de famílias onde todos vivem sob o mesmo teto.
A ordem de nascimento pode desempenhar um grande papel na formação de quem são seus filhos e em quem eles se tornam. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode ajudar seu filho mais velho a respeitar as diferenças entre irmãos.
Privilégio e responsabilidade
Os irmãos mais velhos costumam ser naturalmente responsáveis. É natural para eles serem seguidores de regras. Esta é uma qualidade frequentemente admirada entre os adultos e torna mais fácil cuidar deles de algumas maneiras. No entanto, existem algumas desvantagens. Eles podem facilmente se sentir aproveitados se nós, como pais, não os recompensarmos por esse nível de responsabilidade quando eles o demonstrarem.
Ensine seu filho sobre a correlação entre privilégio e responsabilidade. A famosa frase “com grandes privilégios vêm grandes responsabilidades” também vai no sentido contrário. Quando seu filho mais velho mostrar responsabilidade notável em alguma área, certifique-se de recompensá-lo com o privilégio especial de lembrá-lo de que ele recebe benefícios especiais.
Por exemplo, se seu filho tem ajudado a preparar as refeições e a ajudar os irmãos em pequenas tarefas, deixe-o ficar acordado meia hora mais tarde do que o resto dos irmãos. Explique por que você acha que ele conquistou esse privilégio. Isso o ajudará a sentir que é apreciado.
Não tire proveito do seu mais velho
Por outro lado, certifique-se de não sobrecarregar seu filho mais velho. Só porque ele é capaz de cuidar dos irmãos, não significa que você deve usá-lo como babá grátis ou esperar que ele desista dos planos sempre que precisar de alguém para cuidar das crianças. Esta é uma maneira rápida de perder a confiança. Trate-o com o mesmo respeito com que trataria um adulto ou um jovem fora de sua família.
Ofereça elogios específicos
Em vez de apenas dizer “bom trabalho” ao seu filho mais velho, dê-lhe um elogio específico. Ofereça elogios como: "Fiquei impressionado com sua determinação" ou "Muito obrigado por encorajar sua irmã mais nova a ouvir a mãe". Isso parece mais sincero do que um elogio vazio. Deixe seu filho mais velho também ouvir você elogiar especificamente seus irmãos, pois isso o ajudará a reconhecer neles esses atributos especiais que podem ter sido difíceis para ele ver.
Fale bem de seus irmãos
Não use seu filho mais velho como um confidente com quem você compartilha seus problemas parentais. Quando você falar sobre qualquer um de seus filhos com os irmãos deles, fale bem deles. Caso contrário, seu filho começará a se ofender em sua própria mente e a pensar cada vez menos em seus irmãos.
Seu filho mais velho é uma pessoa única. Ser o filho mais velho pode ser um desafio, por isso é nosso trabalho como pais ajudá-los a se sentirem completamente à vontade em seu papel de irmão mais velho. Com a ajuda dessas ideias, seu filho mais velho aprenderá a respeitar e valorizar os irmãos mais novos e compreenderá melhor seu papel como o mais velho.
